Ação de Formação de Voleibol Sentado - 25 de Abril de 2015

 

 

Decorreu no passado sábado, dia 25 de abril, nas instalações da Faculdade de Motricidade Humana (FMH), a ação de formação contínua “Do Voleibol ao Voleibol Sentado”.

Para além de possibilitar aos treinadores de Voleibol a formação contínua, útil para a sua carreira, esta ação de formação deu a conhecer aos participantes uma vertente diferente do Voleibol, o Voleibol Sentado, incentivando à criação de um desporto adaptado, com valores de igualdade e inclusão.

A formação ficou a cargo do professor e treinador alemão Martin Blechschmidt, ex-praticante e treinador de Voleibol, especialista em Voleibol Sentado e formador certificado do ParaVolley Europeu, tendo sido dividida em duas partes – sessão teórica e sessão prática.

Da parte da manhã, na sessão teórica, Martin Blechschmidt focou alguns aspetos básicos do Voleibol Sentado (regulamentos, regras, diferenças para o Voleibol e funcionamento das equipas), deu uma panorâmica do ParaVolley Mundial e Europeu, bem como da situação do Voleibol Sentado internacional e do caso específico da Alemanha, e lançou algumas ideias e formas de promoção com vista à implementação do Voleibol Sentado.

Ainda na sessão teórica, motivando os participantes para a componente prática da parte da tarde, Martin Blechschmidt focou a sua apresentação na gestão prática da sessão de treino e nas questões técnicas e táticas do Voleibol Sentado, convidando a todos a visitar na internet o Volley Slide Program (http://www.volleyslide.net), muito interessante para a formação nesta área.

A sessão prática permitiu a todos a vivência de um longo treino de Voleibol Sentado, passando pela aprendizagem da movimentação, pelos jogos lúdicos e adaptados para aquecimento e pela componente técnica e tática, até ao esperado jogo.

Foi notável a participação ativa dos 40 formandos nas sessões realizadas, demonstrando a sua motivação para a aprendizagem e desenvolvimento do Voleibol Sentado.

É ainda de realçar e agradecer às entidades e respetivos representantes que apoiaram esta iniciativa e que enriqueceram uma sessão de abertura que, para além de formal e incentivadora, possibilitou aos presentes um conhecimento sobre o desenvolvimento em Portugal do Desporto Adaptado e do Voleibol Sentado, em particular.

 

Agradecemos assim a disponibilidade da FMH que, através do seu Presidente Prof. Doutor José Alves Diniz, mostrou total disponibilidade em colaborar, quer como parceiro na cedência de instalações e apoio à divulgação, quer através da colaboração preciosa em particular da Profª Doutoura Leonor Moniz Pereira, Prof. Doutor Jorge Infante e Prof.  Rui Damas.

Agradecemos também ao Comité Paralímpico de Portugal, na pessoa do Sr. Presidente Humberto Santos, e à Federação Portugesa de Voleibol, que se fez representar pelo Professor Daniel Lacerda, responsável pelo recém criado Departamento de Voleibol Sentado.

Ao Martin Blechschmidt e ao ParaVolley Europe um agradecimento também muito especial pela excelente formação desenvolvida e por toda a disponibilidade demonstrada quer durante toda a acção quer de futuro para o desenvolvimento do Voleibol Sentado na área da AVL.

 

 

 


Competição

Volei Praia

MiniVoleibol

Gira Volei

Arquivo

Contactos

  • Rua Alfredo Silva, nº12

    1300-041 Lisboa

  • (+351) 21 315 37 62 – 936149886

  • geral@avlisboa.pt
  •  
setembro 2017
seg ter qua qui sex sab dom
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1